Matrix e Neo (um olhar filosófico )

Neo e Matrix 

 Se voltarmos ao filme Matrix, podemos perguntar porque ali foi feito o paralelo entre Neo e Sócrates. Conhecemos pelo nome das duas personagens masculinas principais: Neo e Morfeu. Esses nomes são gregos. Neo significa “novo” ou “renovado” e quando dito de alguém significa “jovem na força e no ardor da juventude”.

  Morfeu pertence a mitologia grega: era o nome de um espírito, filho do sono e da noite, que possuía asas e era capaz, num único instante, de voar em absoluto silêncio para as extremidades do mundo. Esvoaçando sobre um ser humano ou pousando levemente sobre sua cabeça,tocando-o com uma papoula vermelha, tinha o poder não só de fazê-lo adormecer e sonhar, mas também aparece-lhe no sonho, tomando a forma humana. É dessa maneira que,no filme,  Morfeu se comunica pela primeira vez com Neo, que desperta assustado com o ruído da mensagem na tela de seu computador. E, no primeiro encontro de ambos ,Morfeu surpreende Neo por sua extrema velocidade, por ser capaz de voar ou parecer saber tudo a respeito desse jovem que não o conhece.

  Várias vezes Morfeu pergunta a Neo se este tem a mesma impressão de estar dormindo e sonhando, sem nunca ter certeza de estar realmente desperto. Essa pergunta deixa de ser feita a partir do momento que, entre uma pílula azul e uma pílula vermelha  ( como papoula na mitologia ), que o fará ver a realidade. É Morfeu quem lhe mostrar a Matrix ( Matrix palavra derivada do latim, mater quer dizer “mãe “.Matrix é o órgão das fêmeas dos mamíferos onde o embrião é formado e o feto se desenvolve,.Na linguagem técnica matriz é o molde para fundição de uma peça, circuito ou codificadores e decodificadores das cores primárias e dos sons da informática como na rede como mostra no Filme Matrix ) fazendo -o compreender que passou a vida inteira sem saber se estava desperto ou se dormia e sonhava porque ,realmente,  esteve sempre dormindo e sonhando.

  Qual o poder de Matrix?  Usar e controlar a inteligência humana para dominar o mundo ,criando uma realidade virtual na qual outros acreditam. A Matrix é o feiticeiro ,a inteligência humana só subsiste sugando o sistema nervoso dos humanos.

  Antes que a palavra computador fosse usada corretamente, quando só havia as enormes máquinas militares e grandes empresas, falava-se em “cérebro eletrônico “. Por quê?  Porque se trata de um objeto técnico diferente de todos aqueles conhecidos até então pela humanidade.

 De fato os objetos técnicos tradicionais ampliavam a força física dos seres humanos  (o microscópio e o telescópio aumentam a força dos olhos; o navio ,automóvel e o avião a força dos pés,  a alavanca ,polia ou o martelo a força das mãos ). Em contrapartida, o “cérebro eletrônico ” ou computador amplia e mesmo substitui as capacidades mentais ou intelectuais dos seres humanos.

 A Matrix é o computador gigantesco que escravisa os homens, usando a mente deles para controlar seus sentimentos e pensamentos, fazendo-os crer que é real o que é aparente . Vencer o poder da Matrix é destruir a aparência, restaurar a realidade é assegurar que os seres humanos possam perceber e compreender o mundo verdadeiro e viver realmente nele. Todos os combates realizado por Neo e seus companheiros, são combates mentais entre centros de sensação, percepção e pensamento humanos e os centros artificiais de Matrix.  As armas e tiroteios que aparecem na tela são pura ilusão, não existem ,pois o combate real não é físico e sim mental.

Autor: filosofiaverbombelo

"Filosofia o bom o verdadeiro e o belo " é uma página com intuito de transmitir de forma simples e clara o valor do saber.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s